A Terra Chã e sua História


Terra Chã é uma freguesia suburbana açoriana do concelho de Angra do Heroísmo, com 10,48 km² de área e 2 783 habitantes (2001), o que corresponde a uma densidade populacional de 265,6 hab/km². Situa-se a cerca de 5 km a noroeste do centro da cidade de Angra do Heroísmo, na parte sul da ilha Terceira, sendo uma das poucas freguesias açorianas consideradas interiores, isto é cujo território não confina com a costa da ilha. Integrada na cintura suburbana de Angra do Heroísmo, foicurato da paróquia de São Pedro de Angra até ser elevada a freguesia por alvará do rei D. João VI de Portugal, datado de 6 de Setembro de 1825, embora apenas tenha sido delimitada e instalados os seus órgãos autárquicos por alvará do Governo Civil de Angra de 26 de Novembro de 1835.

Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio da Terra Chã
Fundada em 28 de Fevereiro de 1928. Em 1925 surge a ideia de criar uma Filarmónica, estreando-se a mesma na 6ª Feira Santa de 1927 sob a regência do Sr. Prof. Jose Coelho Gomes, mas só em Fevereiro de 1928 é fundada esta associação com a publicação dos seus estatutos e como padroeira de Na Sr.ª de Belém.

Durante 10 anos estiveram sediados num edifício nos Dois Caminhos, conseguindo mais tarde (1940) terreno para a construção da sua própria Sede.
A Filarmónica tem colaborado com todas as instituições que a requisitam.

Já efectuou deslocações a várias ilhas do arquipélago.
Contactos
Terreiro, n° 46 /48 Terra-Chã
9700 - 688 ANGRA DO HEROISMO
Ilha Terceira
Portugal

Telefone: +351    295 331 779
Email: socmusicalterracha@sapo.pt


A 16 de Dezembro CONCERTO DOS 30 ANOS DO CORO TIBÉRIO FRANCO

Publicado na Quarta-Feira, dia 14 de Dezembro de 2011, em Actualidade


O Coro Tibério Franco organiza no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 21h00, na Igreja da Sé, em Angra do Heroísmo, o concerto comemorativo do seu 30º aniversário.
O espectáculo terá início com o instrumental “Quinteto para Clarinete em Lá Maior, K 581 (2º andamento)” de Mozart, seguindo-se as peças “ Joy to the World” de Haendel, “Un Astro Nuovo” de Beethoven, Amazing Grace (Gospel) de John Newton e Cantique de Noel (O Holy Nigth) de Adolphe Adam e terminando com a Missa da Coroação (K 317) de Mozart.
Para além do coro dirigido por Ricardo Henriques, participam no concerto como solistas a soprano Joana Fonseca, a mezzo-soprano Gisela Sachse, o tenor Marco Alves dos Santos e o barítono José Corvelo, para além de uma orquestra de músicos convidados constituída por professores do Conservatório e instrumentistas vindos de S. Miguel e da Horta.
Segundo o seu director artístico, o coro optou pela Missa da Coroação por ser uma peça de Mozart “que nós achamos ser uma obra de valor, com envergadura e que está ao nosso alcance, pelo que será um contributo cultural digno”.
O Coro Tibério Franco foi fundado a 7 de Fevereiro de 1981 na Terra Chã, iniciativa do professor Tibério Franco, que o dirigiu até à data da sua morte em 1988.
Liderado desde Outubro de 1990 pelo padre Ricardo Henriques, o grupo conta com cerca de três dezenas de elementos, sendo que quatro deles mantêm-se desde a fundação.
O coro tem a sua sede no edifício «Plano dos Centenários» da escola Professor Maximino Fernandes Rocha, onde ensaia todas as segundas e quartas-feiras, num total de quatro horas semanais.
Ricardo Henriques considera que o Coro Tibério Franco apresenta uma evolução “muito considerável” do ponto de vista técnico, quer me termos de técnica como de execução vocal, algo a que não será alheio, segundo o responsável, o facto de alguns coralistas terem sido alunos do Conservatório “uma clara mais valia para nós”.
Apesar de considerar que o grupo tem um numero de elementos reduzido em relação ao que seria um coro ideal, o director técnico diz também que não é fácil entrar para o coro pois trata-se de um grupo “muito selectivo, onde para além do gosto pelo canto é necessário ter um mínimo de qualidade musical”.
Os interessados devem dirigir-se à sede do grupo nos dias de ensaio para prestar provas e, caso sejam aceites, ficam alguns meses à experiencia até serem considerados membros efectivos do coro.
Numa altura em que assinala o 30º aniversário, para além deste concerto comemorativo, o Coro Tibério Franco prepara o lançamento de um livro sobre a sua história desde os primórdios da fundação até aos dias de hoje.
Na obra estarão certamente momentos como a inauguração do órgão de Tubos na Sé Catedral e das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Aurélio Granada Escudeiro em Janeiro de 1993, a participação em todos os Encontros de Coros da Ilha Terceira, o Concerto de Natal em 17  de Dezembro de 1995 na Sé Catedral de Angra,  o Concerto de Música  Sacra também na Sé  de Angra por ocasião do 1ª Dia da Igreja Diocesana em Janeiro de 1996 e a digressão aos Estados Unidos da América em Agosto do mesmo ano.
Mais recentemente, em 2010, o grupo esteve na Catalunha a convite do Coro Verge del Camí, para um concerto na localidade de Cambrils.
O Coro Tibério Franco participou igualmente no CD «Os melhores coros amadores da Região Açores», interpretando quatro números musicais.